quarta-feira, 14 de abril de 2010
TERREMOTO NA CHINA.
Um terremoto de magnitude 6,9 matou cerca de 400 pessoas na quarta-feira no montanhoso planalto do Tibete, no sudoeste da China, deixando mais de 10 mil feridos. Casas, escolas e edifícios comerciais desabaram.Militares foram enviados para a região, e organizações privadas já começaram a despachar ajuda a partir de Xining, a capital provincial.Terremotos são comuns no planalto do Tibete, mas costumam causar poucas vítimas por se tratar de uma região pouco povoada.
Funcionários governamentais disseram que a maioria das casas da região, feitas de barro, desabou. Muitos moradores estão desabrigados sob temperaturas que se aproximam de 0C em Yushu, podendo ser ainda mais baixas em aldeias montanhosas.
O governo japonês ofereceu ajuda emergencial, mas disse ter ouvido como resposta de Pequim que "não havia necessidade a esta altura", disse um porta-voz em Tóquio.
O terremoto aconteceu ao amanhecer de quarta-feira (noite de terça no Brasil). Segundo a Xinhua, algumas escolas e parte de um prédio público desabaram. A agência relatou que muitos alunos de escolas primárias e profissionalizantes estavam presos sob escombros, mas moradores disseram que a maioria dos estudantes havia conseguido fugir.
"A maioria das escolas em Yushu foi construída bem recentemente e deveria ter conseguido resistir ao terremoto", disse Wang Liling, voluntária da Gesanghua, entidade que ajuda crianças escolares em Qinghai.
Em maio de 2008, a opinião pública chinesa ficou indignada ao ver o desabamento de escolas na província de Sichuan, enquanto edifícios vizinhos ficaram intactos após o terremoto que matou 80 mil pessoas naquela região.
O tremor de quarta-feira teve seu epicentro nas montanhas que dividem a Província de Qinghai da Região Autônoma do Tibete - mais precisamente 250 quilômetros a norte-noroeste de Qamdo, no Tibete, e 375 quilômetros a sul-sudeste da localidade mineradora de Goldmu, em Qinghai. Segundo o Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA, o foco foi a 10 quilômetros de profundidade.
As encostas ao sul e leste do epicentro são habitadas por pastores e por monges tibetanos, enquanto a região ao norte e a oeste é árida e desolada.
Um terremoto de magnitude 5,0 havia atingido a região na noite de terça-feira, e réplicas de magnitude 6,0 ou mais causaram pânico durante a manhã de quarta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário