Presidente defendeu a construção das usinas de Jirau e Belo Monte.
Segundo ele, é possível fazer hidrelétricas sem grande desmatamento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (15) que "o Brasil não vai abrir mão de ser autossuficiente em energia”. Em visita à obra de concretagem da usina de Jirau, no Rio Madeira (RO), Lula defendeu a construção de hidrelétricas, inclusive a de Belo Monte, que será construída no Rio Xingu, no Pará, e enfrenta a oposição de ambientalistas e povos indígenas.
“Hoje já temos conhecimento suficiente para construir usinas sem fazer aqueles lagos muito grandes, sem precisar desmatar. (...) É possível ter um projeto de energia limpa, porque sem energia não tem desenvolvimento”, disse.
A usina de Jirau terá capacidade de 3.300 megawatts, sendo 1.975,3 megawatts médios de energia assegurada. O reservatório terá uma área de 258 km². Segundo Lula, a expectativa é de que parte da energia esteja disponível até março de 2012.
O presidente também comentou a descoberta de gás natural na bacia do Parnaíba, no Maranhão. Nesta quinta-feira (12), a OGX, companhia de petróleo e gás do grupo EBX, anunciou que encontrou gás no poço OGX-16, a uma profundidade de 1.654 metros. Nesta região, pelos cálculos do presidente da empresa, Eike Batista, há uma reserva entre 10 e 15 trilhões de pés cúbicos de gás natural.
“Estamos aperfeiçoado o conhecimento eólico, biogás. Vocês viram que ontem até no Maranhão descobrimos gás. Não se sabe ainda o total, mas o otimismo é exageradamente grande. Se fala de 12 a 15 trilhões [de pés cúbicos]”, disse Lula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário