domingo, 29 de maio de 2011

Juventude Rural

MinC abre diálogo com segmento pela primeira vez e levará para o campo Cines Mais Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) assinará um convênio com a Conferederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para a instalação de Cines Mais Cultura em 18 centros sindicais espalhados por todo o país. Esta é uma das ações que o Ministério da Cultura levará para os jovens da área rural, segmento que será, pela primeira vez, beneficiado com políticas culturais do governo federal. A instalação dos Cines Mais Cultura foi uma das reivindicações do Movimento Grito da Terra Brasil 2011, promovido pela Contag, que, no dia 12 de maio, foi recebido pela ministra da Cultura Ana de Hollanda, por meio de uma comissão de jovens rurais.

Na próxima semana, o MinC voltará a se reunir com os representantes da Contag para discutir os termos do convênio a ser celebrado para a implantação dos Cines Mais Cultura. A ação disponibilizará equipamentos audiovisuais de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista.

Microprojetos

Do encontro entre o MinC e a Contag também resultaram a garantia de apoio à realização do III Festival da Juventude Rural, marcado para o próximo ano, e a elaboração de edital específico da ação Microprojetos. O formato desse edital será negociado com os movimentos do campo e elaborado conjuntamente em reuniões bilaterais com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ação promove a diversidade cultural e os prêmios serão concedidos a pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos nas áreas culturais.

Outro ponto de destaque resultante da audiência com a ministra Ana de Hollanda foi o convite feito na ocasião pela secretária de Cidadania Cultural do MinC, Marta Porto, aos integrantes do Grito da Terra Brasil. O convite refere-se à representação de jovens ligados à Contag nos fóruns de Grupos de Trabalho, onde a Secretaria promoverá discussões sobre questões ligadas à juventude.

O Grito da Terra Brasil é o principal evento da agenda do movimento sindical do campo e conta com o apoio das Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags). O movimento teve início em 1995, e pela primeira vez um titular da pasta da Cultura recebeu uma comissão ligada ao movimento.

Fetraf

No dia 24 de maio, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) também se reuniu com integrantes do Ministério da Cultura, ocasião em que coordenadores regionais expuseram vários pontos de reivindicações, dentre eles, a importância de ações culturais que atinjam jovens agricultores familiares ligados à Federação. Eles citaram a necessidade de aquisição de kits de audiovisual e de apoio à criação de bandas e grupos teatrais. Na oportunidade, os representantes do MinC falaram sobre as ações que estão sendo pensadas, a partir do primeiro encontro com a Contag, e que visam atender ao público da área rural. No mês de junho, o Ministério da Cultura volta a se reunir com representantes do segmento.

Fonte Ministerio da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário