Conselho Nacional de Política Cultural
Conselheiros aprovam metodologia do PNC durante reunião que começou hoje (07) em Brasília
O Conselho Nacional de Política Cultural é um órgão colegiado que faz parte da estrutura básica do MinC. Dentre as atribuições do plenário, composto por 58 titulares, estão o acompanhamento e a fiscalização da execução do Plano Nacional de Cultura, instituído pela Lei nº 12.343, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 2 de dezembro do ano passado. O plano estabelece os princípios e os objetivos para a área cultural para os próximos dez anos.
A metodologia a ser usada na construção das metas do PNC define quatro etapas de execução das tarefas, as quais terão início a partir do dia 9 de junho. Essa primeira etapa vai até o dia 24 do mesmo mês e abrange a produção de agregados de ações com base em indicadores existentes, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e os Planos Pluri Anuais, por exemplo, além de vários outros. A conclusão de todo o processo vai acontecer no mês de novembro, momento em que haverá a validação final das metas do PNC. São 275 as ações a serem trabalhadas.
Consulta à sociedade
“Todo o processo envolve, dentre outros, o Sistema MinC, os representantes de colegiados e de grupos de trabalho,além da consulta que será feita à sociedade”, disse o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais do MinC (SPC/MinC), Américo Córdula, que fez a apresentação inicial dos trabalhos relativos à metodologia de construção das metas do PNC. Essa consulta, via plataforma digital, será realizada no período de 15 de agosto a 15 de setembro.
As quatro etapas do trabalho para a construção das metas do PNC envolvem reuniões bilaterais com secretarias e vinculadas do Sistema MinC (27 de junho a 29 de julho), período em que será gerada a primeira versão das metas; Oficina do GT MinC (9 e 10 de agosto); consulta via plataforma digital (15 de agosto a 15 de setembro); oficina de definição das metas (29 e 30 de setembro), com a participação de representantes do MinC e do CNPC, tanto do plenário como dos colegiados e grupos de trabalho.
Criação da metodologia
O Instituto Via Pública, juntamente com a SPC, criou a metodologia de trabalho, que, de acordo com o documento, além de gerar metas coerentes com o PNC, visa propiciar as melhores condições para a avaliação e o monitoramento do Plano.
Durante a reunião, vários conselheiros propuseram ideias para a metodologia apresentada. Um deles foi Jefferson Navolar, representante da área de Arquitetura e Urbanismo, que sugeriu a inclusão, na lista dos indicadores existentes, o nome do Ministério da Integração Nacional, pelo trabalho que desempenha no campo regional.
A secretária Cláudia Leitão, que será a titular da Secretaria de Economia Criativa, a qual está sendo criada para compor a nova estrutura do MinC, disse que “o papel de um plano, além de político, é pedagógico, e que os estados e os municípios precisam do apoio para a construção de seus planos culturais.
Sérgio Mamberti, secretário da SPC, comemorou a aprovação da metodologia. “O PNC é um novo projeto de nação, e o resultado que alcançamos hoje demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou
Nenhum comentário:
Postar um comentário