CINECLUBE ANANIN "FAZ ESCOLA"

PROJETO CINECLUBE ANANIN FAZ ESCOLA"



1 - APRESENTAÇÃO

O Cineclube Ananin pretende desenvolver uma linha de ação voltada em especial para a juventude e a comunidade em geral do bairro. Será, assim, mais uma ferramenta na luta por inclusão social e um importante instrumento de envolvimento da comunidade em temas importantes para sua formação cultural e social, através das seções e atividades cineclubistas dentro das escolas que acontecerão uma vez por semana. Sendo que aproveitaremos os filmes para implantar conceitos que há tempos vem sido esquecido pela comunidade, como civilidade social, direitos e principalmente deveres e responsabilidades da comunidade em temas como saúde, educação, violência, drogas, saneamento básico e outros problemas vividos pelos moradores do bairro. Com a estrutura do audiovisual poderemos dinamizar através de oficinas, palestras e conferências abordando temas como a importância da sociedade organizada para obtenção de benefícios que irão melhorar a vida da própria comunidade.

O audiovisual nos possibilitará ainda a possibilidade de fazer produções locais, mostrando a realidade do bairro para o próprio bairro, explorando todo potencial e protagonismo da juventude local, que de posse de uma importante ferramenta como o cineclube Ananin poderá mostrar todo o seu potencial.


2 - JUSTIFICATIVA

Convém ressaltar que em Ananindeua e conseqüentemente em nosso bairro não existe cinema e nem projetos voltados para o audiovisual. A presença do cineclube Ananin, é de extrema importância na mudança da atual realidade vivida hoje no Curuçambá que é de total carência e ausência de políticas públicas o que acaba resultando no alto índice de criminalidade e violência envolvendo adolescentes e jovens, além de um elevado numero de adolescentes grávidas. A comunidade em geral é formada por pessoas de baixa renda, grande parte fora do mercado de trabalho formal.

Considerando essa realidade, trabalhamos em parceria com os comerciantes locais, um dos maiores interessados em diminuir a estatística de violência local; além de dar continuidade a parceria já existente com as igrejas e centros comunitários do bairro.

Em Ananindeua, e conseqüentemente em nosso bairro não existe cinema e nem projetos voltados para o audiovisual. Fazemos fronteira com a maior ocupação urbana da América Latina, o Complexo do PAAR, abrigando milhares de famílias de baixa renda e jovens em situação de risco social e pessoal, o que reforça a necessidade de uma ação cultural mais presente, protagonista, como salas de cinemas, bibliotecas e videotecas que estimulem a geração de renda, a cidadania e empreendedorismo comunitário, ferramentas que quando somadas refletem na qualidade de vida, gerando um desenvolvimento plural, solidário e participativo.

O Audiovisual é uma grande ferramenta de aproximação, tendo em vista que vivemos em uma era de som e imagem.

Devido nossa cidade ser localizada em uma zona de grande vulnerabilidade, com média de 500 mil habitantes, somado ao alto índice de desestruturação familiar (muitas vezes estimulado pela falta de oportunidades e políticas públicas que estimulem a arte e a cultura) entendemos a função social da realização de projetos que permitam uma mudança de paradigmas no olhar daquele que mora dentro da comunidade, resgatando a auto-estima e devolvendo a comunidade a oportunidade de criar impactos positivos, gerando um ciclo virtuoso.

O Cineclube Ananin tem como local para realização das sessões de cinema a própria sede da associação, que conta com espaço para acomodar os usuários e beneficiários do projeto, perfeito para a realização de seções de cinema, assim como palestras e debates envolvendo temas de interesse da comunidade e do projeto.

3 - OBJETIVO GERAL

• O cineclube Ananin tem por objetivo levar as escolas  ações de exibição e produção de obras audiovisuais e também de formação de público, estimulando e fomentando o protagonismo, em especial da juventude e da sociedade em geral do bairro. Sendo assim, mais uma ferramenta na luta por inclusão social e um importante instrumento de envolvimento da comunidade em temas importantes para sua formação cultural e social, através das seções e atividades cineclubistas

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Oportunidade de difusão de Atividades de Áudio Visual nas escolas.

• Usar as Exibições como ferramenta no auxílio na educação do novo cidadão.

• Exibição de filmes que trabalhem temas dentro da realidade da comunidade.

• Estímulo para a realização de Oficinas e Amostras de Produções de Áudio Visual.

• Participação da População;



5 – METODOLOGIA



• O “cineclube Ananin ” acontecerá na escola, com exibições uma vez por mês em cada uma das 4 escoas do bairro;

• Após cada exibição um profissional da área (Professor Parceiro), irá extrair do filme exibido, o tema abordado para ser trabalhado com os alunos.





6 - RESPONSABILIDADE TÉCNICA



O “cineclube Ananin ” será executado sob as seguintes coordenações:



1. Associação Casa da Cultura Ananin;

2. Direção Escolar.

 Agostinho S. Leão
Presidente Casa da Cultura Ananin